É na altura destas decisões que, mais do que nunca, defendo que a Internet jamais poderá substituir por completo as emissões hertzianas. A Internet pode ser alvo de restrições, todavia é muito mais difícil impedir a escuta de uma determinada emissão a não ser empastelando o sinal. Uma estação estrangeira pode fazer-se ouvir no Reino Unido através da Onda Curta; todavia, a única forma que o país teria de prejudicar ao máximo a recepção da rádio seria investir em emissores e antenas que permitissem interferir deliberadamente no sinal hostil. Nada é mais livre do que as ondas electromagnéticas, que não querem saber de culturas, de ideologias políticas, de línguas, de religiões e de outras questões sensíveis que afectam a relação entre humanos. Não querem saber de fronteiras geográficas ou políticas e as únicas leis às quais obedecem são as leis da Física.
Blog do site "Mundo da Rádio". Os comentários aos acontecimentos ao universo da rádio. As últimas notícias da rádio em Portugal e no Mundo. Visite www.mundodaradio.info .
sexta-feira, setembro 25, 2020
TuneIn: rádios internacionais bloqueadas no Reino Unido!
Muitos dos leitores do blogue conhecem decerto a aplicação "TuneIn", que permite ouvir milhares de emissões online de estações de rádio através do smartphone ou tablet. Pois bem, os britânicos começam a perder grande parte do interesse no software... É que a empresa fabricante da aplicação passou a bloquear o acesso a estações de rádio de outros países no Reino Unido. Em causa estão questões legais de licenciamento dos conteúdos, que levaram a Sony e a Warner a processar judicialmente a TuneIn. Assim, quem vive no país do mítico radialista John Peel deixará de ter disponível no TuneIn um número considerável de rádios estrangeiras. Claro que os utilizadores podem recorrer a outras aplicações de rádio online ou até a uma VPN... até que algum tribunal considere que todas as aplicações informáticas que facilitam o acesso a milhares de rádios infringem as leis de protecção dos direitos de autor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário