sábado, fevereiro 27, 2021

Os portugueses de segunda que não podem ouvir as rádios nacionais

Por vezes, recebo relatos de ouvintes que se queixam das más condições de recepção das rádios nacionais em determinados pontos do país. Se há situações de problemas pontuais num emissor que prejudica a recepção numa determinada localidade, há casos de zonas de sombra permanentes onde as rádios nacionais jamais se fizeram ouvir de forma razoável. Os relatos não são nenhuma novidade nem para mim nem para ninguém - recordo que no ano passado, no dia 30 de Outubro de 2020, o Provedor do Ouvinte da rádio pública (RTP) aludiu a situações que se arrastam há anos. Se às rádios nacionais privadas não lhes compensa instalar um emissor para reforçar o sinal num conjunto de localidades fora dos centros urbanos, a RTP, por maioria de razão, operador do serviço público de rádio, já devia ter encontrado uma solução, leia-se instalar emissores, que permitisse às populações ouvir satisfatoriamente a Antena 1, a Antena 2 e a Antena 3.

Do que tenho conhecimento, um caso conhecido é o da região entre Santarém/Alcanede e o concelho de Porto de Mós. Uma região da Estremadura ladeada pela Serra de Aires e pela Serra dos Candeeiros, possuidora de uma orografia complicada, o que explica a dificuldade na sintonização das frequências das rádios nacionais, públicas e privadas, irradiadas a partir da Serra da Lousã, da Serra do Montejunto e da Maunça (Batalha). A debilidade de sinal afecta também outros concelhos da região, onde as três "Antenas" da RTP, a RR, a RFM e a Rádio Comercial se fazem ouvir com dificuldade, incluindo Abrantes, Sardoal, Pombal, entre outros.

Também no Alentejo profundo, nos concelhos de Serpa e Moura, incluindo localidades como Sobral da Adiça e Vila Verde de Ficalho, as condições de recepção das emissões provenientes da Serra do Mendro deixam imenso a desejar. Creio que também já li relatos de situações de dificuldades na escuta das rádios em certos pontos de Trás-os-Montes.

Compreende-se perfeitamente que, para uma rádio, pública ou privada, é difícil conseguir uma cobertura radioeléctrica próxima de 100% do território nacional. Contudo, se a Rádio Renascença e a MCR (Rádio Comercial) tivessem mais respeito pelos ouvintes e se a RTP trocasse certas mordomias da televisão por um investimento a sério na rede de emissores da rádio pública, haveria decerto menos zonas do país onde escutar rádio é uma aventura de orientar a antena no intuito de conseguir um pouco mais de sinal. Afinal, se no ano de 2021 os lisboetas, os bracarenses ou os farenses são cidadãos de primeira categoria porque podem ouvir as rádios com sinal cristalino, por que razão ainda há milhares de portugueses espalhados por quilómetros quadrados onde as rádios não chegam? Ironicamente, na era em que se fala de novas tecnologias - e já quem ache que Portugal já é um país que se está a atrasar no desenvolvimento porque ainda não tem emissões de rádio digitais no sistema DAB+ - aposto que, à falta de sinal FM, ainda haverá portugueses na região Centro a ouvir a Antena 1 na Onda Média através dos 630 kHz (emissor de Montemor-o-Velho) e no Baixo Alentejo através dos 720 kHz (emissor de Elvas)...

1 comentário:

Anónimo disse...

Haaaaaaaa fazem-me rir eu aqui em Portugal tenho os canais de rádio pela TDT espanhola , é só desculpas , é mais do mesmo quem m as nada é o cartel