quinta-feira, março 11, 2021

ERC não autoriza Rádio Canção Nova nos 97,5 MHz Portel

A ERC (entidade reguladora da comunicação social) deliberou não autorizar a mudança de projecto e de designação da Rádio Sim Alentejo (97,5 MHz Portel (distrito de Évora)), que queria estabelecer uma parceria com a Rádio Canção Nova (estação religiosa da comunidade católica homónima).

Com o fim da Rádio Sim, a organização proprietária do alvará da Rádio Sim Alentejo, uma instituição da Igreja católica, quis utilizar a frequência de Portel como retransmissor da Rádio Canção Nova (103,7 MHz Ourém), mantendo algumas horas de programação local. Contudo, a ERC entendeu, entre outras considerações, que a estação de Portel teria uma programação doutrinária, quase exclusivamente religiosa, que não se coaduna com os objectivos duma frequência generalista, mormente num concelho que só tem uma rádio local.

Acrescente-se a não apresentação, por parte do operador, da circunstância especial ou particularidade que justificasse a presença duma estação puramente religiosa no concelho de Portel (ao contrário do que sucede no concelho de Ourém, onde se insere a cidade de Fátima).

Considerando todas as objecções apontadas, a ERC decidiu conceder um prazo de 30 dias úteis para que a Rádio Sim Alentejo apresente um novo projecto para ser avaliado.

1 comentário:

Anónimo disse...

A RR não contestou, informando a ERC que está a preparar o lançamento de um projecto próprio.
Poderemos deduzir que estará em equação o retorno da "Voz do Alentejo"?