O governo exilado por força da ditadura militar lançou a Rádio NUG, uma estação anti-regime transmitida em Onda Curta para o país asiático. A solução? Ordenar o confisco dos rádios com Onda Curta que estejam à venda nas lojas. Depois da proibição das antenas parabólicas e das restrições no funcionamento da Internet, a única coisa que o regime podia fazer contra as emissões hostis era tentar conter os danos, evitando que mais ouvintes sintonizem estações de rádio que emitam a partir do estrangeiro.
Para quem estiver em Portugal, é possível tentar escutar a Rádio NUG nos 17710 kHz em dois períodos do dia: a partir das 2h30 (hora portuguesa, 1h30 UTC) e a partir das 14h30 (13h30 UTC). Obviamente que quem estiver noutro país poderá sintonizar a frequência referida, devendo para o efeito determinar os horários na hora local do país onde se encontra.
Não há dúvida que a rádio tem uma característica inegualável por qualquer outro meio de comunicação: a capacidade de atravessar fronteiras sem que no território de destino das emissões seja possível fazer muito mais do que empastelar, interferir deliberadamente as emissões, ou confiscar receptores.
Sem comentários:
Enviar um comentário