domingo, dezembro 12, 2021

12/12/1901 - 12/12/2021: 120 anos de rádio

Provavelmente a esmagadora maioria dos ouvintes de rádio não faz ideia da importância que o dia 12 de Dezembro de 1901 teve para o que se convencionou chamar "rádio". Há exactamente 120 anos, o físico italiano Guglielmo Marconi conseguiu enviar um sinal de rádio, de Poldhu, na Cornualha (Inglaterra) para São João da Terra Nova, na Terra Nova canadiana. A mensagem limitou-se ao sinal da letra "S" em código Morse, mas a simplicidade da mesma contrasta com a grandiosidade do feito: numa altura em que muitos detractores defendiam que a curvatura da Terra impedia a propagação de sinais além das 200 milhas, Marconi provou ser possível transmitir a 2000 milhas.

Sem a invenção e as descobertas de Marconi, o rádio não passava de um dos ossos do antebraço ou do elemento químico descoberto por Marie Curie. A rádio, substantivo feminino, só surgiu graças ao feito de Marconi e às descobertas e invenções de outros pioneiros que conseguiram desenvolver a tecnologia necessária para transmitir sem fios voz e música a dezenas, centenas ou até milhares de quilómetros.

Aliás, sem a invenção de Marconi, este blogue jamais poderia ser lido a partir de um dispositivo ligado à rede móvel ou a uma rede Wi-Fi. Na próxima vez que o(a) caro(a) leitor(a) deste artigo carregar no botão para ligar um receptor de rádio, agradeça a Guglielmo Marconi por poder sintonizar a Antena 1, a Rádio Renascença, a Rádio Comercial e dezenas de outras estações de rádio!

1 comentário:

Rui Cleto disse...

Obrigado pela memória. Viva a rádio!