domingo, dezembro 26, 2021

Torre Eiffel: 100 anos de emissões radiofónicas

Porque a História da rádio no mundo é feita não apenas por torres incógnitas modernas mas também por torres que dispensam apresentações, não é todos os dias que uma torre, inaugurada em 1889, celebra 100 anos de actividade como torre de emissão de rádio.

Refiro-me à Torre Eiffel, ex-líbris de Paris, que, no dia 22 de Dezembro de 1922, passou a ser a torre de emissão da "Radio Tour Eiffel" [página Web em francês], estação que operava na Onda Média até ao seu encerramento, em 1940.  Para quem compreende o inglês, merece a pena ler este artigo interessante a respeito desta efeméride, escrito pela secção de língua inglesa da RFI, a rádio internacional da França.

Para quem compreender a língua de Victor Hugo e Alexandre Dumas (ou para quem quiser recorrer ao tradutor do Google ou serviço similar), vale a pena consultar também a página da Wikipédia francesa relativa à torre. De referir que a Torre Eiffel alberga hoje os elementos radiantes de 32 estações de rádio gaulesas que emitem em FM, a par das antenas emissoras de televisão, entre outros serviços. Com efeito, trata-se do centro emissor que serve toda a região de Paris, irradiando as rádios nacionais e regionais do operador público Radio France, as rádios nacionais e regionais privadas francesas e as estações locais. Não deixa de ser irónico constatar que foi precisamente o facto de se adequar à emissão de sinais de rádio que levou que a torre fosse preservada, tendo ganho o estatuto de monumento conhecido em todo o mundo.

Sem comentários: