sábado, maio 28, 2022

Antena 1 transmitiu final da Taça de Portugal de futebol feminino!

Que futebol e rádio são áreas muito próximas uma da outra em Portugal e há muitas décadas, já sabemos. Contudo, e infelizmente, a palavra "futebol" está quase sempre associada ao futebol masculino, com jogadores homens, treinadores homens e árbitros homens.

Porque o futebol também é feito de mulheres, a Antena 1 transmitiu, pela primeira vez na história da estação pública, o relato integral da final da Taça de Portugal em futebol feminino. Por uma vez, o futebol das mulheres teve o mesmo destaque que o futebol dos homens - e espero que a rádio pública continue a aposta no desporto feminino. Afinal, em 2022 a ideia de que o desporto, nomeadamente o futebol, é uma actividade de homens que só interessa aos homens, já deveria estar ultrapassada na comunicação social.

Foi um relato. Esperemos que, nos próximos meses e anos, se oiçam mais relatos de futebol feminino na rádio pública - prestar serviço público de rádio é também cobrir modalidades e equipas desportivas que não têm a visibilidade e o reconhecimento das "grandes". 

Sem comentários: