segunda-feira, maio 16, 2022

Smooth FM dá um "tiro no pé" ao deslocalizar o emissor de Matosinhos!

Tudo leva a crer que os técnicos da Media Capital Rádios deram um valente "tiro no pé" ao tomarem uma decisão muito pouco feliz.

Por alguma razão, a Smooth FM viu o emissor de Matosinhos (89,5 MHz) ser deslocalizado do topo do edifício do Centro Comercial Londres para uma torre construída no terreno dos Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta. A torre de emissão propriamente dita, metálica e espiada, foi montada numa torre de treino (que simula um edifício) dos bombeiros e não terá mais do que umas poucas dezenas de metros.

O resultado, previsível, não augura nada de bom para a Smooth FM. Segundo relatos recentes, os 89,5 MHz ouvem-se agora mal em Espinho; mesmo no concelho de Vila Nova de Gaia, o sinal, dentro de casa em Canelas, é agora nulo ou muito fraco.

Desconhecem-se as razões que terão levado à saída do emissor no local onde se encontrava, mas se o topo do edifício do CC Londres não era uma localização perfeita, a migração para uma torre pequena e num local de altitude inferior, parece ser a receita ideal para prejudicar a cobertura da estação no Grande Porto e comprometer a comutação sem falhas dos auto-rádios entre os 89,5 Matosinhos e os 92,8 MHz Figueiró dos Vinhos. É certo que as possibilidades de deslocalização são limitadas - e importa lembrar que o concelho de Vila Nova de Gaia, onde se insere o Monte da Virgem, não é adjacente ao de Matosinhos - mas haveria, muito provavelmente, dentro do concelho de Matosinhos, locais melhores cujas características favoreceriam a propagação do sinal da estação.

Sem comentários: