quinta-feira, setembro 08, 2022

Faleceu a Rainha Isabel II - e as rádios britânicas cancelaram a programação habitual

Devido ao falecimento da Rainha Isabel II, as rádios da BBC, incluindo a Radio 1, Radio 2, Radio 3, Radio 4, Radio 5 Live, Radio 6, World Service, entre outras, interromperam, por volta das 18h30, a programação regular para passarem a emitir uma emissão especial da BBC News a anunciar a notícia triste para os britânicos.

Também muitas rádios privadas do Reino Unido, incluindo as musicais, alteraram a programação. Por exemplo, a Absolute Radio toca agora música instrumental.

Para quem quiser acompanhar a informação da BBC no bom e velho receptor de rádio,  uma boa opção é tentar sintonizar a BBC Radio 4 na Onda Longa, na frequência de 198 kHz. Durante a noite, é também possível ouvir por cá, em Portugal, a BBC Radio 5 Live na Onda Média, através das frequências de 693 e 909 kHz, além de outras com emissores de menor potência. Dependendo das condições de propagação e recepção, é possível tentar sintonizar também as poucas estações locais da BBC que ainda emitem na Onda Média. 

É, igualmente, possível, tentar ouvir o serviço mundial da BBC (BBC World Service) em inglês, sintonizando as frequências de Onda Curta nos horários em que emite. A rádio pública britânica tem uma página com as frequências e os horários em que emite para as várias regiões servidas.

Relativamente a outras estações, uma das que se ouve melhor em Portugal é a Manx Radio, na frequência de 1368 kHz. Uma boa ajuda para quem quiser sintonizar rádios britânicas na Onda Média é a consulta do site FMSCAN.

Independentemente das visões políticas de cada um de nós, é inegável que a rainha Isabel II marcou a História do Reino Unido e do mundo por sete décadas. Se as rádios britânicas não puderam ficar indiferentes ao final do reinado, as rádios de outros países não deixaram de acompanhar a situação no Reino Unido. Que descanse em paz.

Sem comentários: