quinta-feira, março 19, 2020

COVID-19: Ponto de situação das rádios

Na sequência da situação de ameaça à saúde pública que estamos a viver, as rádios têm estado a trabalhar sob um regime de contingência que tem afectado o funcionamento das estações.

Entre as medidas adoptadas, a RTP transmite os noticiários da Antena 1, RDP Internacional e RDP África em simultâneo na Antena 3. No caso do Grupo Renascença, as emissões da RFM e da Mega Hits já são feitas integralmente a partir de casa dos profissionais. Grande parte da programação da Rádio Renascença é igualmente feita remotamente.

Podia falar em muitas outras rádios, mas tenho que destacar o verdadeiro papel de serviço público e responsabilidade social que a Rádio Comercial tem desempenhado neste período de excepção. É sempre difícil, mesmo para as rádios, ter de assegurar as emissões a partir das casas dos profissionais, recorrendo a uma Internet que nunca havia sido tão solicitada até ao limite da capacidade da rede como tem sido nos últimos dias. É complicado gerir uma equipa de profissionais de rádio que trabalha em vários "estúdios" improvisados nas salas ou nos quartos dos animadores, todavia, no pior momento que Portugal e a Europa alguma vez enfrentaram no último século, as rádios têm provado que conseguem informar o país acerca da evolução da pandemia mesmo quando sujeitas às restrições derivadas do teletrabalho. A todos os profissionais de todas as estações de rádio portuguesas, não somente nacionais ou regionais mas também locais, que dão o seu melhor para assegurar as emissões e o direito dos portugueses à informação, tenho a dizer: muito obrigado por tudo o que têm feito nos últimos dias!

Sem comentários: