quarta-feira, janeiro 20, 2021

RDP África vai passar a emitir no Grande Porto, através dos 91,5 MHz!

O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, anunciou, em primeira mão, que a RDP África vai ter uma frequência no Grande Porto: 91,5 MHz

Trata-se de uma frequência atribuída há longos anos a um operador mas que jamais foi efectivamente explorada pelo vencedor do concurso. Nos últimos anos, a ANACOM autorizou a utilização temporária da frequência a algumas rádios, incluindo a Rádio Manobras.

Quase certo é que a RDP África vai emitir do Monte da Virgem, partilhando a torre com a Antena 1, a Antena 2 e a Antena 3. Desconhece-se para já a data do início da entrada em funcionamento do novo emissor. Com este "presente" do governo, o canal da rádio pública dedicada aos países africanos lusófonos e às comunidades africanas em Portugal, passa a ser escutada no FM do nosso país em Lisboa (101,5 MHz), Porto (91,5), Coimbra (103,4) e Faro (99,1 MHz). 

1 comentário:

Gomezzz disse...

Não compreendo estas atribuições.

Posso compreender a necessidade de uma RDP África, canal da rádio pública dedicada aos países africanos lusófonos que seja retransmitida nesses paises.

Ver a radio a perder frenquencias locais paraserviços do estado, parece-me em 2021 desadequado. Se é preciso uma rede de frequências para tal projecto, que se crie uma rede delas. E ver também para grupos economicos, já poderia ser revisto. Ha projectos que precisariam de uma rede nacional decente.

Lisboa perdeu uma frequencia atribuida pela lei da radio para um projecto estatal. Outras radios que transmitem em Lisboa poderiam quer melhorar o seu alcance, a sua performance (mais possiveis ouvientes, mais publicidade, mais capacidade de não falir como tantas outras)...

Mas isto sou eu