sexta-feira, fevereiro 25, 2022

Rádios de vários países apostam em emissões especiais dirigidas à Ucrânia

 A Ucrânia está em guerra e algumas rádios com cobertura hertziana através da Onda Longa, Onda Média ou Onda Curta realizam agora emissões informativas a cobrir a actualidade do país invadido pela Rússia.

  • A SRR, operador da rádio pública da Roménia, país vizinho da Ucrânia, substituiu a "Antena Satelor" pela "Radio România Actualități" na Onda Longa (153 kHz), reforçando a cobertura radioeléctrica da estação generalista.
  • A britânica BBC tem agora duas emissões diárias em Onda Curta dirigidas à Ucrânia, das 20 h até às 22 h UTC nos 5875 kHz  e  das 14h às 16h UTC nos 15735 kHz. 
  • A rádio americana WRMI passou a emitir, na Onda Curta e todos os dias à excepção das sextas-feiras, o serviço em inglês da Rádio Ucrânia Internacional, das 12h00 às 12h30 UTC, na frequência de 5010 kHz
  • Na Itália, a NEXUS-International Broadcasting Association de Milan aumentou a potência do seu emissor de Onda Média (1323 kHz) e realiza, entre as 19h e as 23h CET, uma emissão dirigida ao país de Leste em confronto bélico.

Infelizmente, o continente europeu voltou a ter uma guerra - e não obstante o desinvestimento na Onda Curta e até na Onda Média e na Onda Longa por parte de muitos países, ainda há estações que se preocupam em usar os poucos meios de que dispõem para informar os ucranianos do que se passa no país - o que pode ser crucial se as forças ocupantes destruírem a rede eléctrica, as redes de telecomunicações, e um pequeno rádio a pilhas que tenha Onda Longa, Onda Média e Onda Curta seja a última ligação de muitos ucranianos ao mundo exterior.

Sem comentários: