quinta-feira, novembro 14, 2024

ERC não renova alvarás da Rádio Insular (107,2 MHz Lagoa (Açores)) e do Emissor Regional do Zêzere (102,7 MHz Ferreira do Zêzere)

A ERC deliberou não renovar o alvará da Rádio Insular (107,2 MHz Lagoa [Açores] devido a não entrega, pelo operador, de toda a documentação solicitada, além da persistência no incumprimento das obrigações resultantes da Lei da transparência da titularidade, da gestão e dos meios de financiamento das entidades que prosseguem actividades de comunicação social.

Uma decisão semelhante foi tomada pela entidade reguladora relativamente ao pedido do Emissor Regional do Zêzere (102,7 MHz Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém). A não renovação do alvará é justificada pela atitude , por parte do operador  de não reportar no portal 
da transparência da ERC o número de titulares de participações sociais 
e/ou direitos de voto, a respectiva identificação e as datas de início e fim do período de mandato dos membros dos órgãos sociais; também a não difusão de programas diversificados com relevância para a audiência da correspondente área de cobertura da estação pesou na deliberação.

Dura lex, sed lex. Quem não se esforça por cumprir com as leis e as regras não deve esperar que a ERC seja condescendente com todas as irregularidades.

terça-feira, novembro 12, 2024

Faleceu o engenheiro Magalhães Crespo, presidente emérito do Grupo Renascença

O Grupo Renascença está de luto. O engenheiro Magalhães Crespo, figura incontornável da história da Rádio Renascença, faleceu hoje aos 94 anos.

Tendo sido convidado para integrar o conselho de gerência da emissora católica portuguesa em 1974, Fernando Magalhães Crespo comandou os destinos da Rádio Renascença durante três décadas, tendo sido responsável pela criação da RFM e da Mega FM (actual Mega Hits).

A todos os profissionais da Rádio Renascença, bem como aos familiares e amigos do engenheiro Magalhães Crespo, apresento as minhas condolências. Que descanse em paz.

segunda-feira, novembro 04, 2024

Antena 3 cobre eleições norte-americanas

Para quem puder e quiser madrugar, a Antena 3 vai realizar, a partir das 0h00 desta terça-feira (dia 5 de Novembro), uma emissão especial destinada a cobrir as eleições nos Estados Unidos.

Infelizmente, como tenho de acordar cedo não posso ouvir durante muito tempo, mas não deixa de ser um ponto positivo para a RTP-rádio utilizar a Antena 3 para cobrir, de vez em quando, eventos, sobretudo quando podem afectar todo o mundo, nomeadamente o Ocidente.

sexta-feira, outubro 25, 2024

11 de Novembro: dia de São Martinho... e do arranque da CM Rádio

Já se sabe quando a CM Rádio vai arrancar. A estação do "Correio da Manhã" vai ocupar as frequências de 90,4 MHz Lisboa e 94,8 MHz Porto a partir do dia 11 de Novembro.

A julgar pelas declarações dos responsáveis pela Medialivre, a CM Rádio quer alargar a cobertura a outras regiões do país. Aguardemos por novidades.

quarta-feira, outubro 16, 2024

Oceano Pacífico: 40 anos de músicas calmas

Já se pode considerar um dos programas mais míticos da rádio portuguesa. O "Oceano Pacífico" comemorou, na passada terça-feira, dia 15 de Outubro, o 40º aniversário.

Tendo começado na emissão FM da Rádio Renascença, no dia 15 de Outubro de 1984 e apresentado por Marcos André, foi com João Chaves que passou para a então recém-criada RFM, onde se mantém no ar até hoje. Durante 28 anos, a voz calma e simpática do João Chaves marcou gerações de ouvintes. Com a saída do João, o Marcos André voltou a apresentar de forma regular o programa até ao início de 2022, sendo substituído pela Ana Colaço.

O "Oceano Pacífico" já foi um programa com altos e baixos , com mais audiência, com menos audiência, mas que nunca perdeu o essencial: entreter os ouvintes com música seleccionada de forma criteriosa. Outras rádios criaram programas semelhantes, mas o "Oceano Pacífico" é o "Oceano Pacífico" - "carrega" nos "ombros" quatro décadas de histórias, dos apresentadores mas, e sobretudo, também dos ouvintes. Parabéns, "Oceano Pacífico"!

segunda-feira, outubro 14, 2024

Rádio NoAr vai passar a emitir também nos 97,1 MHz de Oliveira de Azeméis (actual Caima FM)

A Rádio NoAr (107,8 MHz Santo Tirso, com emissor no Monte de Santa Eufémia, limite geográfico entre os concelhos de Vila do Conde e da Trofa), vai passar a emitir também nos 97,1 MHz da actual Caima FM, que passará a designar-se "Rádio NoAr Azeméis", passando a ter uma tipologia temática musical. A associação dos serviços de programas foi autorizada pela ERC.

De referir que a ERC autorizou igualmente, noutra deliberação, a alteração da tipologia da NoAr (107,8), de generalista para temática musical, permitindo a associação das duas estações dentro da legalidade.

quinta-feira, outubro 03, 2024

ERC autoriza CM Rádio nos 90,4 MHz Lisboa e 94,8 MHz Porto

Está confirmado: em breve vai para o ar a CM Rádio, a estação que vai substituir a SBSR nos 90,4 Lisboa e a Rádio Festival nos 94,8 MHz Porto. A ERC já autorizou a alteração dos projectos definidos para as duas frequências.

A Medialivre promete lançar a nova estação informativa até ao fim do ano. E, como seria de esperar, a CM Rádio vai estar intimamente associada à CMTV, transmitindo alguns programas do canal televisivo e acompanhando a actualidade em simultâneo com a CMTV sempre que se justificar.

sábado, setembro 28, 2024

Rádio SBSR chega ao fim na próxima segunda-feira

Já se esperava, depois de se saber que os 90,4 MHz Lisboa foram vendidos à Medialivre, mas a pior notícia confirma-se: a Rádio SBSR vai fechar. A parte menos má da decisão é que, na próxima segunda-feira, dia 30 de Setembro, vai haver uma emissão especial de despedida. A música independente em Portugal vai ficar mais pobre.

Entretanto, não se conhece o futuro dos 91,0 MHz Matosinhos (com emissor no Porto). Provavelmente, a Rádio Festival vai passar para os 91,0, ou então a frequência passará a ser ocupada por outra rádio pertencente ao engenheiro Luís Montez. Seria bom ter a Rádio Marginal a chegar ao Grande Porto.

Outra grande incógnita é, por enquanto, o nome da estação que a Medialivre vai lançar nos 90,4 Lisboa e 94,8 MHz Porto, nem tão-pouco se o objectivo passa por ser uma estação generalista ou temática informativa. Aguardemos por novidades.

quarta-feira, setembro 25, 2024

Rádio Metropolitana Barreiro substitui Rádio Estádio nos 96,2 MHz

A ERC autorizou o operador "BAOBAD-Comunicações e Publicações, SA.", detentor do alvará da Rádio Estádio (96,2 MHz) a proceder à modificação do projecto aprovado para a estação, incluindo a designação da rádio. Assim, a Rádio Estádio, que é uma estação temática desportiva, dá lugar à Rádio Metropolitana Barreiro, passando os 96,2 MHz a serem uma frequência temática musical.

Importa acrescentar que a intenção do operador passa por colocar, em regime de associação, a Rádio Metropolitana nas frequências da Rádio 5 (96,3 MHz Espinho, com emissor no Monte da Virgem, e 89,0 MHz Póvoa de Varzim), alargando a cobertura ao Grande Porto.

Vale a pena referir que o operador requereu também junto da ERC autorização para mudar o RDS(PS) da Rádio Metropolitana Barreiro para o texto "R_MFM", contudo tal pedido não foi deferido pelo facto de o texto não coincidir com a designação da rádio.


terça-feira, setembro 24, 2024

RDS (87,6 MHz Seixal) lança cadeia de rádios

A RDS (87,6 MHz Seixal) estendeu recentemente a cobertura radioeléctrica a outras regiões, reforçando o sinal na Grande Lisboa e passando a fazer-se ouvir na região Oeste, no Ribatejo e na Beira Baixa, parte da Beira Alta e parte do Alto Alentejo.

A estação seixalense passou a emitir também nos 92,2 MHz Azambuja (RDS 92.2, ex-Kapa FM), nos 94,2 MHz Cadaval (RDS 94.2,:ex-Mais Oeste) e nas frequências do antigo Rádio Clube de Monsanto (RDS Monsanto, nos 98,7 e 107,8 MHz Idanha-a-Nova). As alterações necessárias, incluindo a conversão da agora "RDS Monsanto" em estação generalista, foram devidamente aprovadas pela ERC.

terça-feira, setembro 17, 2024

Rádio Observador já emite nos 91,2 MHz da ex-Emissora das Beiras

Devido aos incêndios que têm afectado o país, sobretudo na região Centro e Norte, a Rádio Observador decidiu arrancar hoje as emissões na frequência da antiga Emissora das Beiras (91,2 MHz Tondela).

Importa referir que a ERC já autorizou, há uns dias, a mudança de designação da Emissora das Beiras para Rádio Observador Viseu, bem como a alteração da tipologia da rádio, de generalista para temática informativa. Os ouvintes da frequência de Tondela podem ouvir a emissão nacional da Rádio Observador de segunda a sexta-feira entre a meia-noite e as 12h10, e entre as 17h e as 20h10. No sábado e domingo, a emissão nacional da Rádio Observador será colocada no ar entre as 10h e as 13h, entre as 18h e as 23h10 e entre a meia-noite e as 7h da manhã. Além disso, mesmo nos horários de emissão local, os informativos de topo de hora são emitidos em cadeia com a emissão nacional.

domingo, agosto 04, 2024

Faleceu João Paulo Guerra

A rádio em Portugal ficou hoje mais pobre. Faleceu o jornalista João Paulo Guerra, que teve uma carreira repartida entre a imprensa e a rádio, tendo começado no Rádio Clube Português antes de ser correspondente da Rádio Nacional de Angola; foi também co-fundador da Telefonia de Lisboa e editor da TSF. Passou também pela Rádio Renascença.

Entrou para a Antena 1, onde foi editor da "Revista de Imprensa"; foi também, na rádio pública, Provedor do Ouvinte.

Um grande profissional, cujo trabalho marcou os ouvintes das rádios por onde passou. À família enlutada, bem como aos colegas e amigos do João Paulo Guerra, apresento as minhas condolências. Que descanse em paz.

segunda-feira, julho 22, 2024

Um dia Mega triste para o Algarve: Rádio Fóia chegou ao fim, para dar lugar a outros Hits

O Algarve perdeu uma das poucas rádios verdadeiramente locais que ainda existem na região. A Rádio Fóia encerrou a emissão na noite passada para dar lugar à Mega Hits Algarve, que agora ocupa os 97,1 MHz. A música popular portuguesa cedeu o espaço à música pop para os jovens. 

Certo é que, a julgar pelas condições de emissão, os técnicos da Rádio Renascença ainda vão ter muito trabalho para afinar o emissor e melhorar a qualidade de som da nova frequência da Mega Hits, que está operar sem processamento de som e com o áudio muito baixo...

domingo, julho 21, 2024

Rádio Dom Fuas FM tem novo emissor de microcobertura: 91,9 MHz

A Rádio Dom Fuas FM, estação local de Porto de Mós, mo distrito de Leiria, colocou recentemente em funcionamento um novo emissor de microcobertura, a operar nos 91,9 MHz, e que se destina a reforçar o sinal na povoação do Arrimal e nas localidades próximas (Mendiga, Arrabal, Alqueidão, Portela do Vale de Espinho, Marinha da Mendiga, Bemposta, Marinha de Baixo e Cabeça Veada).

Desconheço a localização exacta do emissor, que, por enquanto se encontra em fase de testes autorizada pela ANACOM, contudo será expectável que, apesar da orografia que caracteriza a região, coloque sinal razoável também nalguns pontos dos concelhos limítrofes ao de Porto de Mós. De recordar que a Rádio Dom Fuas FM já operava em duas frequências, nos 100,1 MHz (emissor principal) e nos 98,5 (microcobertura), às quais se junta agora a frequência de 91,9 MHz.

quinta-feira, julho 11, 2024

ERC não renova alvará da Top FM (95,9 MHz Sever do Vouga)

A ERC não renovou o alvará da Top FM (95,9 MHz Sever do Vouga). Em causa está o cancelamento da Matrícula da sociedade RCV- Rádio Central do Vouga, Lda, a entidade detentora do alvará. Não havendo a personalidade jurídica do operador, a entidade reguladora não tinha outra alternativa que não indeferir o requerimento da estação.

Rádio 94FM (94,0 MHz Leiria) vai passar a Rádio Observador Leiria

É oficial: a Rádio Observador vai chegar a Leiria. A ERC autorizou a alteração do projecto do serviço "Rádio 94FM", incluindo a mudança da tipologia para temática informativa, passando a estação de Leiria a utilizar a designação "Rádio Observador Leiria".

Deste modo, a Rádio Observador alarga a cobertura hertziana à cidade banhada pelo rio Liz e à Beira Litoral, sendo expectável que, se o emissor dos 94,0 MHz for devidamente optimizado, a estação passe a ser também audível nalgumas zonas da região Centro, incluindo alguns pontos de Coimbra.

Com esta "aquisição", a Rádio Observador passará a fazer-se ouvir no FM de Setúbal até Braga, ainda que, naturalmente, com algumas falhas de sinal no percurso.

terça-feira, julho 09, 2024

Faleceu Armando Carvalhêda

Perdemos um dos nomes míticos da rádio portuguesa, nomeadamente da rádio pública. Armando Carvalhêda, que apresentou o programa "Viva a Música", da Antena 1.

O profissional da Antena 1 começou nas lides da/rádio numa estação pirata, o Rádio Clube de Alcácer do Sal, tendo mais tarde cumprido o serviço militar obrigatório na Guiné-Bissau, onde foi convidado para apresentar un programa de rádio dasforças armadas.

De regresso ao continente português, entrou para a então Emissora Nacional em Outubro de 1973, tendo apresentado vários programas na rádio pública, incluindo a cobertura do rali de Portugal nas décadas de 80 e 90. Mas foi com o "Viva a Música " que o Armando Carvalhêda ganhou destaque, tendo sido a voz do programa entre os anos de 1996 e de 2020.

Hoje, a Antena 1 ficou mais pobre. Apresento as minhas condolências aos familiares, aos colegas e aos amigos do Armando. Que o grande Armando Carvalhêda descanse em paz. Vale a pena ler o obituário no site da Antena 1.

quinta-feira, julho 04, 2024

Rádio Fóia chega ao fim... para dar lugar à Mega Hits Algarve (!)

Infelizmente, é verdade- a Rádio Fóia vai deixar de ser a rádio local de Monchique para ser um retransmissor da Mega Hits. A ERC já autorizou a alteração do projecto aprovado para os 97,1MHz, incluindo a alteração da tipologia de generalista para temática musical.

Compreende-se facilmente a estratégia da Rádio Renascença, dona da Mega Hits: com emissor de apenas 500 W mas situado na Fóia (Serra de Monchique), a Mega Hits Algarve (97,1 MHz) vai passar a ouvir-se satisfatoriamente desde a vila de Sesimbra até a grande parte do barlavento algarvio, passando pelo litoral alentejano e até por alguns pontos do interior do Baixo Alentejo. Uma jogada de mestre.

terça-feira, junho 25, 2024

RTP reforça cobertura radioeléctrica da Antena 2 e da Antena 3 na ilha de Santa Maria (Açores)

A RTP reforçou a cobertura radioeléctrica da Antena 2 e da Antena 3 na ilha de Santa Maria (Açores), colocando em funcionamento no centro emissor do Pico Alto de Santa Maria a frequência de 87,9 MHz para a Antena 2. Esta informação foi confirmada pela RTP ao DXista irlandês Paul Logan, que terá captado tal emissão.

Apesar de não ter a confirmação oficial que a Antena 3 já emite do Pico Alto, a informação oficiosa que consegui obter é que o terceiro canal da rádio pública deverá estar a emitir do vértice orográfico açoriano na frequência de 102,0 MHz. Tudo leva a crer que as duas frequências se encontrem em fase de testes, devidamente autorizada pela ANACOM.

Importa recordar que a Antena 1 Açores emite do Pico Alto de Santa Maria nos 96,7 MHz, assegurando o conforto de escuta do canal regional da rádio pública em toda a ilha; até agora, os ouvintes da Antena 2 e da Antena 3 tinham de sintonizar as frequências do Pico da Barrosa (na ilha de São Miguel), cujo centro emissor se encontra a cerca de 100 km em linha recta da ilha de Santa Maria.

Se algum dos estimados leitores deste blogue viver em Santa Maria (ou viajar para a ilha) e puder confirmar no terreno o funcionamento da frequência da Antena 3, ficaria muito agradecido se me informasse!

quinta-feira, maio 30, 2024

Rádio Renascença lançou três webrádios

A Rádio Renascença lançou recentemente mais três estações de rádio exclusivamente online, a saber: Non Stop (rádio com a playlist habitual da RR mas sem interrupções), Ponto PT (rádio de música portuguesa) e Hotel Califórnia (com a playlist do programa homónimo).

Todas as webrádios, bem como a emissão online da emissora católica portuguesa, estão disponíveis no site da Rádio Renascença


sexta-feira, maio 24, 2024

Rádio Observador compra Emissora das Beiras (91,2 MHz Caramulo - Tondela)

Já está confirmado pela ERC: a Rádio Observador foi autorizada a adquirir a Emissora das Beiras (91,2 MHz Caramulo, concelho de Tondela).

A deliberação supramencionada não faz referência à conversão da tipologia da estação, de generalista para temática informativa, nem à alteração da designação da rádio; consequentemente, até que a Rádio Observador apresente junto da ERC um requerimento para a alteração do projecto aprovado para a estação local de Tondela e este seja deferido, os 91,2 MHz terão de continuar a operar sob a marca "Emissora das Beiras".

É certo que se trata de um emissor de 500 W P.A.R., situado na Serra do Caramulo, mas bem optimizado chega em boas condições a Viseu, a várias zonas de Coimbra e a boa parte do distrito de Aveiro. Com os 88,1 MHz os 91,2 MHz e os 98,4 MHz, a Rádio Observador passará a fazer-se ouvir bem não só entre Braga e Aveiro como também entre Aveiro e Viseu, além de algumas zonas do distrito de Coimbra. De recordar que, no Sul/Centro do país, a Rádio Observador já se ouve por via hertziana entre Setúbal e o Ribatejo.

sexta-feira, abril 26, 2024

Antena 3 "sopra" hoje 30 velas de aniversário

Hoje é um dia especial para a Antena 3. O terceiro canal da rádio pública comemora 30 anos de emissões regulares, que marcaram gerações de ouvintes.

Estamos certos que a estação mais jovem das rádios da RTP com cobertura nacional já teve alturas em que esteve bem, alturas em que esteve menos bem, mas o importante é que continue, como tem feito nos últimos anos, a ser uma estação alternativa às rádios com interesses meramente comerciais, que insistem na música mainstream, ignorando muitos bons artistas nacionais e até estrangeiros. Importa também que a Antena 3 continue a apostar e aposte em mais e melhores programas de autor e que, dentro das suas possibilidades logísticas e financeiras, inove. O futuro da Antena 3 depende da atracção de novos ouvintes - na era de redes sociais como o Tiktok, entre outras, as rádios têm de saber ir ao encontro do público jovem, sem perder os ouvintes actuais. A estação de gerações que ouviam Primitive Reason e Da Weasel tem de falar também para a faixa etária que nasceu na era da Internet e que precisa de aprender a gostar de ouvir rádio.

Importa referir que a Antena 3 inaugurou ontem, no dia 25 de Abril, o novo site. Vale a pena acompanhar a emissão da rádio neste dia de aniversário. 

Parabéns, Antena 3! Que venham mais e bons anos de emissões de serviço público!

domingo, março 31, 2024

Rádio Universidade de Coimbra (107,9 MHz), uma rádio que, literalmente, mete água (!)

A Rádio Universidade de Coimbra (107,9 MHz) viu-se obrigada a suspender temporariamente a emissão devido à falta de condições de segurança nos estúdios. O vídeo publicado por Tomás Cunha na rede social X (ex-Twitter) fala por si: o edifício da Associação Académica de Coimbra encontra-se inundado. Literalmente, chove dentro do imóvel.

Esperemos que não seja preciso alguém um dia apanhar um valente susto com um belo choque eléctrico para que a Reitoria da Universidade de Coimbra solucione o problema. Está em causa não só o funcionamento da rádio mas também a segurança de quem entra no edifício. 

quinta-feira, março 14, 2024

14.03.2024: Greve dos jornalistas

Uma breve publicação para mostrar a minha solidariedade com os jornalistas e as jornalistas das rádios,  mas também das televisões e da imprensa escrita, que se encontram neste dia 14 de Março a fazer greve. 

É inconveniente para os ouvintes de rádio não poderem acompanhar a actualidade nesta quinta-feira com a mesma qualidade com que acompanham nos outros dias, mas os profissionais do jornalismo têm boas razões para estarem descontentes com o estado de coisas e exigirem melhores condições.

O jornalismo independente e de qualidade é fundamental para haver uma verdadeira democracia, onde os cidadãos procuram informação imparcial e rigorosa. Adaptando uma expressão de Thomas Jefferson, entre um país de jornalistas mas sem governo e um país com governo e sem jornalistas, prefiro o primeiro!

terça-feira, março 12, 2024

SBSR FM (90,4 MHz Lisboa) e Rádio Festival (94,8 MHz Porto) vendidas à empresa do Correio da Manhã!

Quiçá a notícia mais surpreendente do ano radiofónico: a ERC autorizou a "Música no Coração ", empresa de Luís Montez, a vender a totalidade do capital social a favor da empresa Medialivre, SA, dos operadores detentores dos alvarás da rádio SBSR FM (90,4 MHz Lisboa) e da Rádio Festival (94,8 MHz Porto)

Assim, a Medialivre, empresa que detém,  entre outros activos, o jornal "Correio da Manhã" e a CMTV, passa a ter rádios no seu portefólio. Provavelmente,  o objectivo passa por relançar o Correio da Manhã Rádio, estação que operou na Rede Regional Sul (frequências actualmente ocupadas pela M80 Rádio) no início dos anos 90 do século passado. 

sábado, março 09, 2024

Antena 3 acompanha cerimónia dos Óscares

Como a Antena 1 vai acompanhar no próximo domingo (dia 10/03/2024) a noite eleitoral, a Antena 3 vai acompanhar,  a partir das 23h, a cerimónia de entrega dos Óscares.

Uma boa decisão por parte da RTP, já que é possível que alguns entusiastas da sétima arte tenham (ou prefiram) acompanhar,  através da rádio,  a entrega dos galardões. Certo é que este 10 de Março vai ser um dia exigente para as rádios: eleições legislativas,  futebol e Óscares...

domingo, fevereiro 25, 2024

Eleições legislativas: debate em simultâneo na Antena 1, RR, TSF e Rádio Observador

É já nesta segunda-feira, dia 26 de Fevereiro, que a Antena 1, a Rádio Renascença, a TSF e a Rádio Observador vão transmitir um debate com representantes de todos os partidos com assento parlamentar, com excepção do Chega, uma vez que o líder do partido, André Ventura, estará no Norte e não lhe foi permitido participar a partir dos estúdios do Porto. Para ouvir, a partir das 10 horas, numa das 4 rádios.

terça-feira, fevereiro 13, 2024

Dia Mundial da Rádio

Hoje celebra-se mais um Dia Mundial da rádio e importa falar sobre rádio. Muito se fala da rádio do passado e do presente mas é fundamental pensar o futuro do meio.

Podia debruçar-me sobre as novas tecnologias de transmissão de rádio, como o DAB+ ou novos codecs para emissão online, mas, de que serve as novas tendências da eletrónica e da informática se a rádio faz-se sobretudo de ouvintes?

Não tenho a menor dúvida que o grande desafio que as estações de rádio têm e cada vez mais terão de superar é não só segurar os ouvintes habituais como também, e principalmente, conseguir que um público mais jovem, que cresce na geração dos serviços de streaming de música, das plataformas digitais como o TikTok e dos podcasts comecem a gostar de ouvir rádio. Eu temo que as estações que se limitam a ser pouco mais do que máquinas a tocar música a seguir a música, talvez com um animador que pouco mais diz do que o nome das músicas, as horas e talvez o estado do tempo tenham, a médio prazo, os dias contados. Cada vez mais, é necessário que as rádios percebam que inovar, trazendo conteúdos interessantes e diferenciadores, que cativem os ouvintes, não vai ser uma opção mas sim uma imprescindibilidade para a sobrevivência das estações. A rádio do futuro não pode ser igual à rádio de há 40 anos. E eu acredito que a rádio tem futuro desde que se saiba adaptar a novas realidades de comunicação e de informação. Na rádio do futuro, não basta dizer as notícias por dizer ou tocar músicas por tocar; é preciso que a rádio marque a diferença recorrendo à criatividade, por forma a que diga aos ouvintes alguma coisa que os outros meios não dizem. Não é fácil, claro, mas todos os profissionais terão de estar envolvidos no processo de modernização da rádio.

Uma nota sobre inteligência artificial: também não tenho dúvida que a IA vai ter um papel muito importante no futuro da comunicação social, em especial da rádio. Contudo, os profissionais do meio jamais deverão esquecer-se que a rádio deve ser feita de humanos para humanos, com todas as virtudes e fraquezas da condição humana. Uma rádio de textos escritos e debitados por um computador, que também escolhe as músicas, jamais será uma rádio a sério. Os humanos gostam de ouvir outros humanos a falar com sentimento. Um profissional do microfone é aquele que por vezes ri, outras vezes chora, comete erros, mas não deixa de pensar e de agir como uma pessoa e não como é suposto que um algoritmo implementado num software actue. Por muito avançada que seja a tecnologia, os ouvintes continuarão a ser de carne e osso e vão sempre preferir jornalistas e animadores também humanos.

Não posso terminar sem antes agradecer aos profissionais das rádios o trabalho feito para que a rádio continue viva. Em particular, quero expressar a minha solidariedade com os trabalhadores da TSF, que estão a passar tempos muito difíceis. Esperemos que se concretize a venda da estação a pessoas que queiram voltar a fazer da TSF uma das grandes rádios de Portugal. Viva a rádio!

segunda-feira, janeiro 29, 2024

Rádio +Oeste (94,2 MHz Cadaval) vendida à Lister+ Saúde

A ERC autorizou a cessão da totalidade do capital social do operador Narrativas & Melodias, Lda. (Rádio +Oeste) a favor da empresa Lister+ Saúde, Unipessoal, Lda.

Desta forma, a Rádio +Oeste passa a ser detida pelo proprietário da RDS (87,6 MHz Seixal); tudo leva a crer que o objectivo é expandir o sinal da RDS à região Oeste.

quarta-feira, janeiro 10, 2024

Hoje somos todos TSF

Hoje, dia 10 de Janeiro de 2024, os trabalhadores do grupo Global Media, incluindo os da TSF, fazem greve - e há que dizer que têm todas as razões para reclamar do estado a que os meios de comunicação social da empresa chegaram.

Somos hoje todos TSF. A título pessoal, solidarizo-me com os profissionais da estação, esperando que a empresa, com a ajuda da ERC e de outras entidades, consiga superar a situação muito difícil em que se colocou - nem que seja preciso vender a TSF, o JN, o DN e outros activos.